quarta-feira, 17 de junho de 2009

livre-se do fardo


Hb 12:1-2
1. Livre-se dos Fardos e Obstáculos Auto-impostos
Deus criou cada um de nós para levar tipos e tamanhos específicos de "cargas" na vida. Em todos os casos, ele pretende que carreguemos na vida algo além do que sim­plesmente "nossa carga". É a isto que João se referia quando escreveu: "Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos" (1 Jo 3.16). Esta é uma das formas mais importantes pelas quais podemos de­monstrar que somos criados à sua imagem e semelhan­ça, e que somos cheios de sua presença.
O problema é que, se nos sobrecarregamos com limitações, problemas pessoais e dilemas financeiros auto-impostos, conseqüentemente Deus nada pode acrescen­tar à nossa carga. Para ser sincero, o Reino de Deus sofre quando somos tão egoístas que não conseguimos tomar Sua Cruz e agir como Ele age. Ele diz: Não posso pôr meu fardo sobre vocês; irá esmagá-los. “Retirarei o ‘encargo do Senhor de vocês.” A única forma pela qual podemos receber seu encargo e realizar seu propósito é O "encargo" do Senhor pode ser uma atribuição divina a ser imposta por nós, um peso espiritual que devemos carregar em nossas vidas descobrindo e ativando o poder que há em livrar-se do peso.
Há coisas na vida que você deve simplesmente op­tar por esquecer. É mais fácil lidar com um homem que tem uma memória fraca do que com um homem que não esquece as coisas com facilidade. Você já se deparou com pessoas que não conseguem esquecer ofensas que sofreram há décadas? Elas muitas vezes não cedem por­que permitiram que a amargura decorrente de alguma ofensa verdadeira ou imaginada encobrisse e corrom­pesse 20 ou 30 anos de sua vida!
O problema é que elas perderam a capacidade de esquecer. Essas pessoas estão tão emaranhadas e envol­vidas em suas mágoas que nunca permitem que Deus cure a ferida. Isto é o que o autor de Hebreus chamou de peso ou pecado "que nos envolve1".
2. Livrar-se do peso é Tarefa Sua, e Não de Deus!
Muitas vezes, alguém diz: "Tenho pedido a Deus que remova este peso, mas Ele não remove." Você pode­ria dizer-lhe a verdade: "Não, Deus disse que é você quem deveria fazê-lo. A Bíblia diz: 'Livremos-nos de tudo o que nos atrapalha' (Hb 12.1). A tarefa é sua, e não de Deus.”
Seja consumado (Daniel trouxe consigo o encargo de sua nação em seu coração e orou até que ouviu uma palavra de Deus), ou simplesmente uma provação ou teste pelo qual devemos passar para preparar-nos para outro dia. No entanto, não se surpreenda se esta for a resposta: "Eu tentei, mas não consigo...”
Deus não nos diria para livrarmos-nos de algo se não fôssemos totalmente capazes de fazê-lo. Não é que não podemos; É que não queremos. Estabelecemos hábitos e impomos coisas a nós mesmos que nada têm a ver com o evangelho.
Prioridades equilibradas são essenciais. Algumas pessoas têm a tendência de consumir-se na obra de Deus ao mesmo tempo em que, na verdade, negligenciam seu relacionamento com Ele. Ficamos tão ocupados em fazer as coisas de Deus que sacrificamos nossa caminhada com Ele. Ninguém estava mais disposto a fazer a vontade de Deus do que seu Filho Jesus. Contudo, por mais que o inundo inteiro estivesse perdido em trevas, a Bíblia nos diz que Jesus "separou-se para descansar" ou afastou-se das multidões para ficar sozinho por um tempo. Preci­samos seguir seu exemplo, principalmente quando um problema ou uma situação ameaça consumir nossa vida.
É digno de nota que a primeira decisão administra­tiva da liderança da igreja no Novo Testamento tenha sido a de que os apóstolos, ou aqueles que faziam parte do ministério de "apascentar e liderar", precisaria dedicar-se à oração e à Palavra. Eles designaram outras pessoas para prover às necessidades diárias das viúvas. Delegaram a tarefa, a fim de que ela não se tornasse um peso que os impedisse de propagar a mensagem do evan­gelho ao mundo.
Podemos ter certeza de que a pressão surgirá, por vezes, mas sempre nos depararemos com a mesma op­ção: pressão ou prioridades? Você jamais chegará a uma dimensão do poder de Deus enquanto não aprender como estabelecer prioridades e livrar-se do peso. Muitas coisas na vida surgirão para impedi-lo de atingir seu objetivo ou diminuir o ritmo de sua caminhada. Todavia, o ter­mômetro de Deus permanece fixo; os rótulos em Suas garrafas não mudam de acordo com as circunstâncias. Ele é "o mesmo, ontem, hoje e para sempre" (Hb 13.8). Sua prescrição para a saúde em tempos bons e difíceis não mudou: "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por to­dos os homens" (1 Tm 2.1).
O pretexto mais comum que ouvimos é este: "Não tenho tempo." Contudo, foi dado a todos nós o mesmo número de horas todos os dias. Cada um de nós tem 1.440 minutos para "gastar" todos os dias. É nossa a decisão de como usar os 86.400 segundos por dia, e o modo como administramos esse tempo faz toda a dife­rença. Algumas coisas devem ser deixadas para mais tar­de, e devemos livrar-nos completamente de outras.
3. Troque Suas Cargas por Poder para Correr a Corrida.
Existem cargas em sua vida - coisas que você im­pôs a si mesmo - que não fazem parte do encargo do Senhor? Deus quer que você as deixe de lado em troca de poder para correr a corrida! Cargas desnecessárias cansarão sua mente e irá torná-lo um zumbi no mun­do espiritual. A Palavra de Deus diz que você pode resolver essa situação, livrando-se do peso ou despojando-se dele. Se for um pecado, arrependa-se dele. Se for uma carga ou ansiedade que você impôs a si mesmo, deixe-a de lado. Você está sobrecarregado com as expectativas irrealistas de outros? Livre-se delas antes de tornar-se um escravo no "Reino Dessas Pessoas". O ponto principal é que "o governo está sobre os seus ombros [de Jesus]", e não sobre os ombros daqueles que o criticam ou dos que pretensamente o levam à escravidão. Agrade a Deus antes de agradar ao homem.
Já percebeu que sempre que você se propõe a fazer algo para o Senhor parece que o inimigo desenha um alvo no escudo que você leva? É fácil ficar sobrecarrega­do quando isto acontece, pois, se o inimigo não conse­gue chegar até você de alguma maneira, ele sempre ten­ta fazê-lo de outra forma. Se você se sente cansado e como quem teve um curto-circuito, como uma bateria que se esgotou, então experimente o poder que vem quando você se livra do peso! Defina suas prioridades e permita que Deus determine qual será sua carga.
Por mais trivial que possa parecer, se você está tão sobrecarregado e oprimido com coisas que não são de Deus a ponto de quase "não poder se mover", então será um perdedor. Use a cabeça. Descubra o poder de livrar-se do peso e entregue suas cargas ao Senhor. Assim, po­demos aceitar o "encargo do Senhor" e dividir o jugo com Jesus. Ele faz com que a carga seja fácil de ser carregada. E quando ela é compartilhada com Jesus, os perdedores se tornam vencedores todas as vezes4! Grande parte do "peso" excessivo que colocamos sobre nossa alma é proveniente de pensamentos incor­retos. Este é um dos baluartes do inimigo, e o pensa­mento negativo é seu subproduto. Ele quer que você fique sobrecarregado com coisas que não pode mudar. Esta é a razão pela qual a Bíblia instrui-nos a levar "cati­vo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo" (2 Co 10.5b).
Livre-se do Impossível e Experimente o Sobrenatural.
É difícil livrar-se de um problema e olhar para Deus quando você acredita que não tem nenhum poder para mudar o problema. Deixe que Deus fique com seu pro­blema de qualquer forma. Este é o único meio pelo qual você pode descobrir o poder de livrar-se do peso. Você não vive sua vida até que se livre de um problema im­possível e se veja, irrevogavelmente, engajado num em­preendimento do Reino que parece muito mais impos­sível então, você o vê desvendado diante de seus olhos. No momento em que você emergir desta aventu­ra de Deus, seu "problema" não parecerá tão grande quando comparado ao seu Deus sobrenatural.
Muitos santos "modernos" estão descobrindo que a "opressão da urgência" pode facilmente ocupar o lugar das coisas realmente importantes da vida. Tudo parece ser "urgente" no novo milênio. Você corre para atender um telefonema urgente, bate recordes para dar respostas urgentes. Independente do que é dito ao telefone ou do que apareça em sua mesa em forma de memorando, trata-se de algo "URGENTE".
Se Deus tem um inimigo na típica igreja local de nossos dias, esse inimigo, de fato, não é o diabo. É o inimigo que se resume em uma única palavra: "pressa". Independente do corre-corre santo, fortalecido pelo alto, no qual você vive, a Bíblia ainda diz: "Aqueles que espe­ram no Senhor renovam as suas forças" (Isaias 40.31). Esta é outra fonte secreta de poder. Deus apenas promete re­novar os que esperam as pessoas que aprenderam a deixar de lado o peso e livrar-se de outras coisas para que possam esperar nele. Aprenda a esperar em Deus até que Ele ouça sua oração e responda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário